Estamos acostumados com campanhas de doação de sangue. Frequentemente podemos acompanhar as chamadas que solicitam voluntários para abastecer os bancos de sangue de todo o país. Esse procedimento simples e rápido ajuda diversas pessoas e pode até mesmo salvar vidas! Mas você sabia que esse também é um procedimento comum no mundo pet? Além de traumas e acidentes, algumas doenças autoimunes também levam os animais a precisar de transfusão, e existem vários tipos sanguíneos dos animais. A melhor maneira de ajudar nossos amigos peludos é por meio da doação de sangue!
Critérios para doação
A doação de sangue é muito importante, e certamente muitos tutores gostariam de ajudar outros pets a se recuperarem. Entretanto, há alguns critérios necessários. É importante lembrar que isso é válido independentemente do tipo sanguíneo.
Quais os critérios para um cão se tornar um doador?
– Idade entre 1 e 8 anos;
– Peso mínimo de 27kg;
– Temperamento dócil Vacinação e Vermifugação atualizadas;
– Controle de pulgas e carrapatos;
– Não apresentar doença ou transfusão prévia.
Quais os critérios para um gato se tornar um doador?
– Temperamento dócil;
– Peso mínimo de 4kg;
– Idade entre 1 e 7 anos;
– Vacinação e Vermifugação atualizadas;
– Controle de pulgas e carrapatos;
– Não apresentar doença ou transfusão prévia.
Como é o processo de doação? A doação de sangue animal é um procedimento rápido. Nos gatos ela gira em torno de 20 minutos e a quantidade de sangue retirado é 60 ml. Já nos cães a doação varia em média 15 minutos e a retirada de sangue é de 450 ml. Durante o procedimento os pets precisam permanecer quietinhos durante a doação (em alguns casos é recomendado, inclusive, um leve sedativo para manter o animal calmo – mas tudo isso depende da avaliação profissional do veterinário responsável – sempre priorizando o bem-estar do pet).
É recomendado que o animal que vai doar sangue permaneça em jejum de até 4 horas antes do procedimento. É muito importante destacar que as doações de sangue animal podem ser realizadas de 3 em 3 meses apenas, para que não haja riscos de complicações na saúde do pet que doa sangue. Se você tem um melhor amigo que se encaixa nos padrões necessários e está pensando em levá-lo para doar sangue, converse com seu médico veterinário de confiança para saber onde existem coletas.
Fonte: https://www.animalfarma.com.br/2020/11/25/voce-sabia-que-os-animais-podem-doar-sangue/