No mês de novembro, ocorre um dos eventos mais esperados do ano, a Black Friday! A data agrada consumidores que esperam por preços mais baixos e comerciantes que querem alavancar suas vendas. Para os proprietários de pet shop, esse é o momento de vender mais e ainda melhorar a imagem do seu negócio.
A data ficou conhecida como um dia internacional de promoções, quando as lojas oferecem descontos de até 90% para seus clientes. O evento surgiu nos Estados Unidos como comemoração ao Dia de Ação de Graças. A Black Friday acontece na quarta sexta-feira de novembro, logo após o feriado, pois as pessoas aproveitam para comprar os presentes de Natal devido ao feriado e a folga do trabalho. Os comerciantes, assim, decidiram oferecer as melhores liquidações. Desde então, essa é a data de maior movimento no comércio varejista e se espalhou por todo o mundo, sendo um sucesso mundial.
Em 2018, as promoções da Black Friday elevaram as vendas do varejo em novembro em todo o Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta foi de 2,9% em relação ao mês anterior. No entanto, subiram também as reclamações, o site Reclame Aqui recebeu 20% a mais de reclamações que na data em 2017, as principais queixas foram sobre propaganda enganosa e maquiagem de preço, com 14,2% dos casos.
Em 2019, a Black Friday acontece no dia 29 de Novembro e separamos 5 dicas para você fazer promoções de sucesso em seu Pet Shop.
1. Escolha os produtos que ficarão na promoção
Quando começar o planejamento para as promoções da Black Friday, o primeiro passo é separar e definir corretamente quais serão os produtos que terão descontos na ocasião. Eles precisam ser atrativos para poder aumentar as vendas e atrair atuais clientes e novos clientes. Escolha, por exemplo, produtos de higiene e beleza para cães e gatos, brinquedos, camas ou produtos veterinários.
É importante lembrar que o grande trunfo da Black Friday é o fato de sua curta duração e, por isso, deve-se despertar o senso de urgência no consumidor, é essencial que seus clientes percebam que aquela é uma oportunidade única, que passa rápido e, por isso, precisa ser aproveitada o quanto antes.
2. Faça promoções verdadeiras
Propaganda enganosa e maquiagem de preço são as principais reclamações que os consumidores têm na data. Por isso, é importante fazer promoções claras e verdadeiras. Os clientes estão cada vez mais críticos e as entidades de apoio estão observando atentamente as promoções. Por isso, não cometa atos que podem tornar a promoção “um tiro no pé”, por exemplo, elevar os valores dos produtos uma semana antes para passar a sensação de que as promoções são mais vantajosas.
Aproveitar a data para fazer promoções reais pode fazer com que seu pet shop vire assunto, atraia novos clientes e, até mesmo, reative antigos clientes. É possível fazer:
– Promoções de preço ou descontos, estipule uma porcentagem, por exemplo: Rações com 50% de desconto.
– Promoções de vendas com desconto progressivo: o desconto do valor total da compra aumenta de acordo com o número de itens, por exemplo:
1 pacote de ração = 10% de desconto
2 pacotes de ração = 20% de desconto
3 pacotes de ração = 30% de desconto
3. Prepare sua equipe e organização
Com promoções verdadeiras e atraentes, o público em sua loja irá aumentar muito e é importante não deixar a qualidade do serviço e atendimento oferecidos cair. Caso exista demora no atendimento, muitos clientes podem desistir da compra, por isso, é muito importante reforçar a estrutura e a equipe de vendas. Se necessário, contrate freelancers para trabalharem no atendimento ao público, para ter mais rapidez na resolução de dúvidas, encontrar os produtos e finalizar a compra, aumente o número de caixas e faça mudanças nos espaços da loja para que tenha mais espaço para os clientes.
4. Prepare seu estoque
Antes de fazer as promoções, aumente o seu estoque com os produtos que estarão em promoção com estoque extra, já que a expectativa é que as vendas aumentem. Além disso, uma dica é aumentar o estoque de outras mercadorias, já que o cliente pode ir em busca de promoção, mas se interessar por outros produtos e levá-los. Assim, suas vendas aumentarão ainda mais. Pensando nisso a Linavet disponibilizou sua Black Friday de forma antecipada. Assim você pode abastecer seu estoque e oferecer ótimos produtos a ótimos preços. Revendendo os produtos que você já comprou em promoção.
5. Divulgue suas promoções
Agora é o momento de se mostrar! A Black Friday é uma oportunidade para aumentar vendas, fidelizar clientes e ganhar novos. Ao definir suas promoções, também é preciso definir como divulgar, afinal, é preciso atingir o seu público forma eficiente. Em suas propagandas, apresente para seus clientes quais serão as condições especiais, como serão vantajosas as promoções, preços e horários de atendimento. Além disso, todos os canais disponíveis como as redes sociais, sites, revista de bairro, folhetos, carro com alto falante. Aproveite tudo o que tiver disponível!