O PetCenso 2021 da DogHero mostrou as preferências dos brasileiros em relação a pets. O Shih-tzu ocupa o 2º lugar na lista (12%), ficando atrás apenas dos cães sem raça definida (40%). A adestradora Tatiana Piancastelli comenta as curiosidades da raça.
A adestradora e consultora comportamental, Tatiana Piancastelli, conta que, dentre os cães de pequeno porte, a raça de origem tibetana, em geral, demonstra ser muito amorosa, afetuosa, dócil e com um nível de energia mais baixo. “Além disso, cães da raça Shih-tzu, não costumam ser tão sensíveis e medrosos, o que diminui a chance de desenvolver problemas de comportamento”, completa a profissional.
De acordo com Tatiana, o que determina o temperamento dos cães é a genética e a forma que são educados, por isso, pode ocorrer de cães da mesma raça terem comportamentos diferentes. “O resultado do comportamento dos cães é a somatória da genética, ambiente em que vive, forma como é educado/treinado e experiências adquiridas”, explica e acrescenta que o ideal é que o tutor procure uma orientação profissional antes mesmo de receber o filhote em casa e que tenha um acompanhamento para saber como lidar em cada situação, como por exemplo, para ensinar a fazer as necessidades no local correto.
“Os tutores podem buscar sessões para filhotes, as chamadas ‘Puppy Classes’, assim que o pet chegar, para que a família receba todas as orientações de como lidar com cada fase e situação. Assim, teremos filhotes que se tornarão adultos mais equilibrados e felizes”, orienta a adestradora comportamental.
Fonte: https://caesegatos.com.br/pesquisa-revela-que-shih-tzu-e-a-segunda-raca-de-caes-mais-querida-do-brasil/