Você tem uma clínica veterinária e precisa de maior visibilidade para o seu negócio? Saiba que investir e melhorar o marketing de sua clínica é essencial. Se você oferecer um serviço de excelente qualidade em seu pet shop ou clínica veterinária, mas não definir boas estratégias de marketing, seus esforços não surtirão todo o efeito possível.
É importante planejar estratégias de marketing eficazes, pois elas tendem a aumentar as vendas para que sua clínica possa ser uma empresa de destaque.
Planejamento é o primeiro passo
Para iniciar suas estratégias de marketing, o primeiro passo é saber planejar o que deseja fazer. O planejamento de marketing é uma ferramenta valiosa para a gestão de qualquer clínica veterinária, pois depender do acaso pode ser um risco. Por meio dele é possível potencializar os resultados. Para iniciar um planejamento, primeiro você precisa fazer um bom diagnóstico, ou seja, elaborar uma análise de tudo que sua cínica já fez de marketing até aqui, assim será possível saber onde estão os erros e acertos. Uma dica é sempre fazer esse planejamento escrito, seja no papel ou no computador, e sempre o consultar, para nunca se perder.
É nesse momento que você deve definir o seu orçamento, ou seja, qual o valor que sua empresa tem para investir em marketing.
Crie objetivos e metas
É preciso saber onde se quer chegar. É importante criar objetivos reais e que sejam possíveis de alcançar. As metas devem ser mensuráveis, por exemplo, ‘alcançar 1.000 seguidores no Instagram em três meses’. Essas metas devem ser claras e específicas. Mas não se preocupe se quando o prazo acabar você não tiver alcançado, elas servem como uma base para você saber se suas estratégias deram certo ou precisam ser melhoradas.
Pesquise seu mercado
Você conhece o seu mercado? Tudo começa com o público a ser atingido. Cada público tem a sua particularidade, por isso, é preciso saber para onde e quem a comunicação será dirigida. Quem você vende seus produtos os serviços é que define como serão suas estratégias de marketing. Por exemplo, se sua clínica atende mais animais de pequeno porte, não adianta você criar estratégias para animais de grande porte, pois os tutores que são o seu público não serão atingidos. Para isso, analise quem é o seu público, para quem você vende mais, quais são seus costumes de compra, por exemplo.
Diversifique os canais de marketing
Hoje em dia, o que não faltam são meios para divulgar empresas de produtos veterinários e elas precisam estar presente onde o seu público também estiver, por isso, você pode utilizar vários canais tanto off-line (cartazes, flyers, banners e outdoors) quanto on-line (mídias sociais, site e e-mail marketing). Sempre veja quais foram os meios que trouxeram melhores resultados, assim, você poderá investir mais nesse com o passar do tempo
Realize promoções regulares
Outra boa opção de marketing para clínica veterinária é divulgar sua empresa elaborando campanhas de vendas cativantes e regulares. Nelas, você pode anunciar, por exemplo, campanhas de vacinação, check up geral do pet, consultadas com descontos em determinado dia e horário de baixo movimento dentre outros. Promoções sempre atraem o público e, assim, você poderá mostrar para ele outros produtos e serviços.
Marketing digital e redes sociais
Você sabia que mais da metade dos brasileiros estão conectados na internet? Segundo o IBGE, mais precisamente 64,7% da população está conectada. Então, aproveitar a ferramenta e utilizar para suas estratégias de marketing é uma ótima opção. Pense que aquela pessoa que precisa comprar remédios veterinários buscará uma clínica, e se você quer que essa pessoa encontre o seu negócio, a forma mais fácil de ser encontrado, atualmente, é por ferramentas de busca (como o Google) e pelas redes sociais.
Nesse sentido, criar um site com ótimos conteúdos, explicando quem você é, o que você faz e quais são os seus diferenciais, pode ser uma ótima opção. Dentro desse site pode ter um blog com dicas de como comprar produtos veterinários ou de como cuidar da saúde de seu pet, por exemplo, assim, você ajudará seu cliente e ele irá te conhecer mais.
Além disso, estar nas redes sociais (como Facebook e Instagram) é uma excelente opção, elas são umas das principais formas de comunicação entre os clientes e empresas, pois possibilitam uma comunicação quase instantânea. Desse modo, é possível construir um relacionamento com seu cliente. Mas cuidado! Mantenha suas redes sociais ativas, não adianta ter um perfil e não postar nada por mais de um mês, é preciso sempre ter publicações e interagir com os seguidores, principalmente, responder dúvidas e mensagens inbox.
Participe de eventos do segmento
Estar inteirado das novidades do setor é essencial no marketing para a clínica veterinária. Estar presente em eventos do segmento veterinário é muito bom para divulgar sua clínica. Neles, há a possibilidade de construir networking, ficar por dentro das tendências de mercado e conhecer fornecedores e distribuidoras de produtos veterinários. Além disso, é possível ficar atentos aos concorrentes. Receber visitas de promotores técnicos também é uma ótima forma de se atualizar. A Linavet Distribuidora em parceria com as indústrias possui diversos promotores em todos os seus laboratórios, além de visitas presenciais podemos agendar visitas virtuais para te atender de forma rápida e eficiente da forma que for mais conveniente para você. Fale conosco para agendar uma visita.
Analise os resultados
Após um tempo, você deve pegar aquele planejamento feito no início e analisar quais estratégias deram os melhores resultados ou não. Assim, é possível fazer um novo planejamento, cada vez mais certeiro, e melhorar a cada dia o marketing de sua clínica.