Osteoartrite ou artrose é uma doença inflamatória e crônica que progride lentamente, degenera e debilita. A incidência da artrose é menor em cães de pequeno porte, mas mesmo assim atinge 27% dos animais acometidos.
A Osteoartrite pode acontecer em qualquer articulação e os sintomas mais visíveis são a atrofia muscular, claudicação (mancar ou ter incerteza ao se movimentar), dor e inchaço na articulação afetada, dificuldades de locomoção, correr, brincar, entre outras atividades.
As articulações podem ser danificadas pela obesidade, traumas, doenças articulares prévias e até mesmo ao desgaste normal da idade. Estes fatores causam inflamações nas articulações e o diagnóstico da Osteoartrite é feito através da anamnese, avaliação física e radiografias.
Embora não haja cura para a osteoartrite, é possível promover qualidade de vida e controle da dor através de tratamentos que podem envolver vários processos diferentes como: cirurgia (se necessário), terapia nutricional, anti inflamatórios e reabilitação como fisioterapia e acupuntura. O tratamento nutricional é importante e visa suprir o paciente com nutrientes que contribuam para a saúde articular e manutenção do peso adequado diminuindo assim a sobrecarga nas articulações.
O nutracêutico L-carnitina auxilia na perda de peso e na manutenção de massa magra. Outro importante nutriente é o EPA da família do ômega 3 que consegue mediar a inflamação. A glicosamina e o sulfato de condroitina também auxiliam na redução do problema crônico de Osteoartrite por serem elementos bases para a formação de cartilagem
saiba mais na revista Cães & Gatos, ed. Mai/2018. Ano 34 – n° 225 clicando aqui.